As baratas habitam o planeta há mais de 300 milhões de anos e têm a maior capacidade de adaptação do reino animal.
Há quatro mil espécies no mundo. Transmitem 38 tipos de doenças nocivas aos seres humanos.
Dentro das características da praga, pode-se relatar a capacidade de sobrevivência sem se alimentar durante até um mês, sem ingerir água durante até uma semana, ficar até 40 minutos submersa e se deslocar por fendas muito pequenas de até 1,6 mm. A ooteca é uma estrutura que tem a função de proteger os ovos das variações do ambiente, inclusive dos inseticidas, garantindo assim, a reinfestação e perpetuação da espécie.
Aliado ao seu alto potencial reprodutivo, ela produz altas infestações em um período curto de tempo e apesar de viverem aglomeradas, as baratas não são consideradas insetos sociais.
A Periplaneta americana prefere abrigos como caixas de esgoto e gordura, galerias subterrâneas, áreas de serviço, porões, sótãos, forros e áreas externas com acúmulo de material orgânico. A Blattella germanica prefere cozinhas, depósitos de alimentos, embalagens, fornos, estufas, motores de geladeiras e freezers, conduítes, bancadas, frestas em alvenaria e armários embutidos.
Características:
– Periplaneta americana Linnaeus 1758 — Barata de esgoto, Barata americana.
Os adultos medem de 2,5 a 4 cm de comprimento, são de cor marrom avermelhada, com um amarelo-claro ao redor da cabeça, as ninfas são semelhantes aos adultos, mas não possuem asas e suas faixas nas costas são mais pronunciadas. Sofrem de 7 à 13 ecdises para atingir a maturidade.
A ooteca pode medir de 4 mm a 6 mm de comprimento e conter cerca de 36 ovos.
Estas ootecas são fixadas, pela fêmea, à frestas de armários, cantos de portas, etc., algum tempo antes da eclosão dos ovos. As baratas desta espécie vivem, geralmente, de 2 à 3 anos, podendo gerar, por ano, aproximadamente 600 descendentes.
– Blattella germanica — Barata alemã, Barata francesinha.
Os adultos desta espécie medem de 1 a 1,5cm de comprimento, são de cor marrom-amarelado claro e possuem as asas são pouco mais curtas nos machos, deixando a ponta do abdome descoberta. As ninfas são semelhantes aos adultos, porém não possuem asas e geralmente são mais escuras.
Sofrem de 5 à 7 ecdises até atingir a maturidade. A ooteca, que mede de 7 mm à 9 mm de comprimento (podendo conter de 37 à 44 ovos), não é liberada pela fêmea, ficando fixa a seu corpo até o momento da eclosão dos ovos.
Abrigam-se em frestas de azulejos, de armários de cozinha, despensas, armários dos banheiros e outros. Vivem de 100 dias a 1 ano, podendo gerar, por ano, aproximadamente 20.000 descendentes.
Medidas Preventivas:
- Armazenar o lixo em lixeiras secas, limpas e bem tampadas e retirá-lo diariamente;
- Vedar frestas e buracos, principalmente em cozinhas;
- Manter a casa limpa e os recipientes de alimentos bem fechados;
- Não armazenar jornais, caixas de papelão e materiais fora de uso;
- Vistoriar caixas com mercadorias antes de levá-las para o local;
- Vedar as caixas de gordura e de esgoto e higienizá-las de seis em seis meses;
- Descartar recipientes que acumulam água;
- Lavar os recipientes que continham alimento, antes de jogá-los fora ou armazená-los para reciclagem;
- Inspecionar, periodicamente, os principais esconderijos, como interior e atrás de móveis e caixas de gordura.