Existem registros científicos da existência dos escorpiões há mais de 400 milhões de anos. Atualmente, já estão catalogadas cerca de 1600 espécies e subespécies, distribuídas em 116 gêneros diferentes em todo o mundo. Foram os primeiros artrópodes a conquistar o ambiente terrestre. Das espécies conhecidas, apenas 25 podem causar acidentes com óbitos. Os escorpiões são animais invertebrados terrestres, carnívoros e de hábitos noturnos. Procuram locais quentes, úmidos e escuros para se abrigarem. Em regiões urbanas são encontrados facilmente atrás de vasos sanitários, junto a roupas, atrás de batentes de portas, tacos soltos, dentro de sapatos, sob pedras e entulhos etc.
Características:
- Tityus serrulatus ( Escorpião Amarelo )
De 5 a 7 cm de comprimento, coloração amarelada, pernas e palpos sem manchas, cefalotórax e abdome escuros. Possui uma serrilha no 4º segmento da cauda e a presença de espinho no télson. É o mais venenoso e mais frequentemente encontrado na região Sudeste, sendo o Paraná, Bahia e sul de Goiás os locais com maior incidência.
- Tityus bahiensis ( Escorpião preto ou marrom )
De 5 a 7 cm de comprimento, coloração marrom avermelhado, cefalotórax e abdome mais escuros e sem manchas. Apêndices mais claros com manchas na mesma cor do corpo. É encontrado da Bahia ao norte da Argentina, Mato Grosso do Sul e Paraguai.
Medidas Preventivas:
- Não acumular lixo ou entulho no local;
- Adotar medidas de prevenção e controle de baratas;
- Remanejar, periodicamente, materiais de construção que estejam armazenados, usando luvas de raspa de couro;
- Consertar rodapés despregados;
- Colocar telas nas janelas, ralos de chão, pias e tanques, e vedar frestas em portas, janelas e muros;
- Manter limpos os jardins, quintais e arredores, aparando a vegetação frequentemente;
- Manter fechados armários e gavetas;
- Examinar roupas e calçados antes de usá-los.