Traças são Microlepidópteros do Gênero Tineola, pertencente Família Tineidea, que com as Famílias Lyonetiidae, Lithocolletidae, Blastobasidae, Stenomatidae, Gelechiidae, Plutellidae e Aegeridae constituem a Superfamília Tineioidea.
O ciclo reprodutivo destes insetos é holometabólico, ou seja, dos ovos eclodem as lagartas que após algumas ecdises (troca da pele – do exoesqueleto) formam a pupa ou crisálida, da qual eclode a mariposa adulta que nesta fase medem cerca de 12 milímetros.
A duração total do ciclo de vida é de 50 a 90 dias e os adultos (mariposas) não chegam viver 30 dias. A lagarta logo após eclodir tece com os fios dos substratos dos quais se alimenta um casulo achatado e em forma de losango, que lhe serve de abrigo durante o dia e de camuflagem quando se desloca no período noturno.
As lagartas destas mariposas alimentam-se de fibra vegetal e animal, por isto atacam tecidos, carpetes, peles e outros artefatos constituídos por estas fibras e também peças constituídas de fibra sintética se forem mescladas com fibras orgânicas.
Sua invasão geralmente se da de forma passiva através de peças infestadas por ovos e lagartas, mas pode ocorrer pala entrada direta de mariposas em vôo.
Características:
- Tineola bisseliella, Tinea pelionella, Trichophaga tapetzella ( Traças das roupas )
Sofrem metamorfose completa e na fase adulta possuem asas.
As larvas, fase em que são verdadeiras pragas, encontram-se, na sua maioria, dentro de casulos, e são facilmente encontradas se locomovendo pelas paredes transportando seu casulo. São consumidores de fibras animais, principalmente de lã, cabelos e de fungos. Podem ser encontradas em locais que ofereçam umidade e alimentos necessários para sua sobrevivência.
- Sitotroga cerealella ( Traça dos Grãos )
Sobrevivem ao inverno, em temperaturas próximas ao congelamento, em estágio larval no interior dos grãos. A Sitotroga cerealella é uma praga primária de grãos de cereais. Seu ataque ocorre no campo quando os grãos já têm certa maturidade fisiológica ou quando estão secando. Em silos ou graneleiros, o ataque se dá nas camadas superficiais dos grãos.
- Lepisma saccharina ( Traça dos Livros )
São insetos ametabólicos (não sofrem metamorfose). São facilmente encontrados em gavetas, armários, ou em qualquer ambiente úmido e pouco utilizado. Locais sem luz e com abundância de material formado por substâncias tais como: amido, proteínas e carboidratos, são muito apreciados por elas.
Esses insetos podem constituir verdadeiras pragas pra bibliotecas, sendo portanto considerados insetos bibliógrafos, ou seja, deterioradores de livros e papéis.
Essa espécie de traça é atraída primeiramente pela cola usada para agregar páginas de livros e passam, em seguida, para as folhas avulsas.
Outros materiais também atacados por estes insetos são o papelão, adesivos de origem animal ou vegetal, tecidos, fotografias e qualquer material que contenha celulose.
Medidas Preventivas:
- Remover, frequentemente, a poeira dos móveis, quadros, cortinas e tapetes;
- Evitar o acúmulo de papéis e roupas velhas;
- Vistoriar, frequentemente, gavetas e móveis onde estejam guardados tecidos, roupas de cama e roupas de lã;
- Guardar cereais e massas alimentícias em recipientes fechados;
- Nunca guardar roupas usadas dentro do guarda-roupas. Lave-as sempre antes de guardar e passe-as com ferro quente;
- Passar sempre o aspirador de pó, utilizando o bico adequado para frestas, nos locais de difícil acesso para a vassoura ou espanador;
- Armazenar cereais com teor de umidade máximo de 13%;
- Higienizar e limpar silos, depósitos e equipamentos;
- Eliminar focos de infestação mediante a retirada e a queima de resíduos do armazenamento anterior;
- Pulverizar as instalações que receberão os grãos, usando-se os produtos próprios, na dose registrada e indicada;
- Evitar a mistura de lotes de grãos não infestados com outros já infestados, dentro do silo ou armazém;
- Evitar o acúmulo de papéis velhos;
- Manter livros e revistas em locais adequados e limpos;
- Evitar pontos de umidade;
- Evitar a entrada de objetos em caixas de papelão provenientes de locais infestados;
- Manter limpos rodapés e frestas por meio de aspirador de pó;
- Inspecionar periodicamente roupas, tapetes e outros objetos suscetíveis;
- Remover, frequentemente, a poeira dos móveis, quadros, cortinas e tapetes;
- Selar frestas e ranhuras na estrutura, onde estes insetos podem se abrigar.